quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Première Brasil ( primavera/verão 2014 )

Falarei nesse post sobre a Première Brasil , edição primavera/verão 2014 , que ocorreu entre os dias 22 e 23 de janeiro desse ano . Esse é o principal evento têxtil e de moda da América Latina, que reuniu 128 expositores de 16 países.



Fui ao Expo Center Norte ( São Paulo ) para conferir novidades em tecidos, cores, formas e pelo que percebi , não faltarão qualidade e criatividade para o verão do ano que vem.

O evento reuniu os melhores estilistas, fabricantes de fios, fibras, tecidos, malhas, acessórios, estúdios de design e bureaux de tendência, além de outros profissionais nacionais e internacionais do setor.




A exposição foi dividida em diferentes universos com programação visual e atmosfera próprias. Os produtos similares foram agrupados por área para facilitar a organização dos expositores, otimizando a visita dos compradores.

Abaixo , a divisão dos espaços :

- Denim & Sportswear : se focou nos lançamentos em jeans, sarja, algodão e acessórios para esse segmento.

- City & Glam : espaço dedicado à moda formal e de festa, urbana, moda praia e langerie.

- Yarns & Fibers  ( fios e fibras ) : espaço onde os fabricantes de fios e fibras apresentaram as novidades para tecelagens e confecção.

- Design Studios : seleção de estúdios de desenhos para estamparia.

- Acessórios : local onde foram apresentados lançamentos em matéria de botões, fivelas, zíperes, elásticos, etiquetas, bojos, dentre outros ...

- Sport & Beach : nesse lounge se encontra o que há de melhor em termos de tecnologia, performance e criatividade no segmento swimwear  - da malha ao produto acabado. É uma vitrine técnica com foco em pesquisa e desenvolvimento global.

Quem visitou o evento pôde participar do Fórum de Tendências, que apresentou uma síntese das novas propostas em comportamento, materiais, cores e texturas para a criação das coleções primavera/ verão 2014. Foram apresentadas nesse espaço amostras dos novos produtos lançados no evento e a cartela de cores e estampas que farão sucesso no próximo verão .

Nesse ano, a concepção da mostra foi da cenógrafa alemã Betina Witzel, que já trabalhou com as marcas Chloé e Karl Lagerfeld e atualmente é responsável por alguns fóruns de tendências da Première Vision em Paris.



Essa edição teve uma novidade : o espaço Sport & Beach, totalmente dedicado às empresas que produzem tecidos de alta performance para esportes. Lá foram exibidos os produtos das renomadas empresas italianas : Arena, Taiana, Eurojersey, Maglificio Ripa e Piave Martex.

O Universo Design Studios teve a participação de 14 empresas internacionais. Se destacou a empresa Capim Puro Design, única empresa brasileira participante da mostra . Outras empresas que se destacaram foram a americana Surface Print Source Design, as inglesas Amanda Kelly e Keelergordon e a italiana Avantgard SRL.
A França contou com a participação de 9 representantes que apresentaram ao mercado nacional novidades em tecidos finos, fios e malhas para as coleções de 2014 . As empresas são : Carlin, Dutil Création, FNC- textiles, Malhia Kent, Pecles,  Philía, Robert Vernet, Sprintex SAS e Vialation - Martin & Fils.
No caso das empresas brasileiras, as que mais se destacaram foram : Canatiba, Haco, Cedro, Tecnoblu, Grupo Rollatêxtil, Metalúrgica Reuter, YKK, Coltex, RVB Malhas, Branyl, Paraguaçu Têxtil, Santanense, All Langerie , dentre outros ...


Tendências : O que será que será no mundinho fashion no verão de 2014 ??? ( spring/ summer 2014 )

O verão 2014 contará com diversidade de estampas, valorização das texturas e muita cor, para todos os gostos e estilos.


Estampas:

Folhagens, étnicas, bicolores, de insetos, listras, losangos, xadrez , florais (  dentre eles, o Liberty ), estampas a là Pucci. Remetem à pureza das cores.

As listras estarão em alta no próximo verão


Cores :

Um movimento de continuidade é o das cores vibrantes nas calças, através do pink , laranja e tons um pouco mais suaves de azul. Em relação ao jeans, as lavangens agradam a todos os estilos. Há espaço para opções mais claras e as mais escuras.

Destaques : vermelhos, tons pastel, cores terrosas, tons vermelho-alaranjados, rosas, verdes, gelo, verde pistache, vermelho paixão, vermelho cereja, verde água, laranja tomate, lilás, azul marinho, rosa bebê e o branco.

Proposta de cores para o verão

Cores e lavagens dos jeans


Texturas :

Quanto às texturas, o verão 2014 promete uma verdadeira profusão. As tramas estarão em alta e revelam desde propostas mais cleans com tons neutros e brilho discreto , até opções super vibrantes com o uso de pink e laranja em contraste com o preto. Famous : preto x azul  e  rosa x azul.
A repetição de padrão também estará em alta. Merece destaque também o trabalho com o cordonê - que tem o resultado orgânico e de aspecto natural.

Destaques : jerseys, espessuras líquidas, encharcadas, tecidos lustrosos, cores pálidas em tecido de camisaria.

O handmade estará em alta, em detalhes de flores feitos de rendas. Trabalhos com cordões e fitas também ganharam espaço, principalmente na versão crú.

Os expositores mostraram diversidade também nos aviamentos e acessórios, como em zíperes bicolores e muitos botões e outros aviamentos de metal.


Muitas texturas



Estampas florais ( estilo Liberty ) estarão "in"




Uma fotinho da movimentação em torno da feira de tendências na Expo Center Norte :




O que será aproveitado de todas essas novidades pelas marcas e confecções ??? É esperar para ver !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares