sábado, 24 de agosto de 2013

O estilo de Janis Joplin, a diva do blues rock ( The style of Janis Joplin, the diva of the blues rock )

Janis Lyn Joplin ( Port Arthur, 19 de janeiro de 1943 - Los Angeles, 4 de outubro de 1970 ) foi uma cantora e compositora norte-americana. Considerada a " rainha do rock'n roll ", a maior cantora de rock dos anos 60 e a maior cantora de blues e soul de sua geração, ela alcançou proeminência no final dos anos 60 como vocalista da Big Brother And Holding Company e, posteriormente, como artista solo, acompanhada de suas bandas de suporte, a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie.
Influenciada por grandes nomes do jazz e do blues como Aretha Franklin, Billy Holliday, Tina Turner, dentre outros, Janis fez de sua voz a sua característica mais marcante, tornando-se um dos ícones do rock psicodélico e dos anos 60 . Todavia, problemas com drogas e álcool encurtaram sua carreira. Morta em 1970 devido à uma overdose de heroina, Janis lançou apenas 4 álbuns : Big Brother And The Holding Company ( 1967 ), Cheap Thrills ( 1968 ), I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! ( 1969 ) e o póstumo Pearl ( 1971 ), o último com participação direta da cantora.



Janis Joplin marcou toda uma geração. Libertária, Janis quebrou regras, desafiou os costumes vigentes. Janis foi uma percursora entre as cantoras de rock e do estilo hippie, psicodélico , do visual boho.
Eu sou suspeita a falar, pois sou fã da cantora . Falarei mais sobre sua vida e de seu estilo marcante, um visual que tinha relação direta com sua música e estilo de vida - estilo este que influencia a moda até os dias de hoje .


Sobre a cantora ...

Janis nasceu numa sólida família de classe média, em 19 de janeiro de 1943, na cidade de Porth Arthur - município com uma população de cerca de 45 mil pessoas, localizado no oeste do Texas.
Ela sempre foi uma jovem muito solitária, que logo tomou gosto pelo blues e o folk music, relatando isso em pinturas e poesias. Joplin mostrou desde cedo vontade de se envolver com a música. No entanto, se o seu talento já era claro desde a infância, sua personalidade era bem diferente daquela que a tornou mundialmente conhecida : festeira, subversiva e depressiva.
Janis cresceu ouvindo músicos de blues , tais como:  Bessie Smith, Billy Holliday, Big Mama Thornton , e cantando no coro local. Hoje ela é lembrada por sua voz forte e marcante, bastante distante das influências folk mais comuns em sua época, e também pelos temas de dor e perda que escolhia para suas músicas.
Janis Joplin foi considerada a principal cantora branca de blues dos anos 60, e certamente, uma das maiores estrelas daquela época. Mesmo antes de sua morte, a forte imagem de mãe do blues só serviu para camuflar a sua vulnerabilidade. Dai, a publicidade, que trouxe à tona sua vida sexual e o envolvimento com álcool e drogas, conseguiu torná-la, de certa forma, uma lenda !


Janis na infância


Janis foi uma criança comportada e tirava boas notas

Joplin é descrita em suas biografias como uma criança sociável, boa aluna e bastante popular entre os colegas de escola. Ativa, começou a cantar nos primeiros anos de vida, no coral de uma igreja local. As mudanças de comportamento começaram a aparecer só no início da adolescência, por volta dos 14 anos de idade, quando iniciou  o ensino médio na Thomas Jefferson High School . Lá conheceu o visual das meninas modernas da época, sempre arrumadas, com cabelos ajeitados e visual padronizado - e não gostou ! Repleta de espinhas no rosto, e bem distante dos padrões de beleza de suas colegas, adotou, então, um estilo pessoal : camisetas básicas, calças largas, madeixas desgrenhadas, rebeldes . Ganhou dos colegas os apelidos de " porca ", "assustadora " , além da fama de ser promíscua.


Desde cedo Joplin se interessou pelo blues


Os problemas começaram na adolescência

Aos 17 anos ( 1960 ) Janis saiu de casa e começou a cantar em bares de Houston e Austin, no Texas. Nesse mesma época ingressou na Universidade do Texas . Em 1963, foi morar em San Francisco, onde trabalhou como cantora.
Nessa época já era usuária de drogas e bebidas, o que logo comprometeria a sua vida. Retornou para a  sua cidade de origem para cuidar de problemas com a saúde. Em 1966 retorna a San Francisco onde fortalece sua dedicação pelo blues e a aproximação com o grupo musical " Big Brother & The Holding Company ", do qual se torna vocalista, além de se inserir bastante na comunidade hippie, o que era muito forte em San Francisco.
Janis e a Big Brother Band fizeram um show em 1967, no Monterey Pop Festival e arrebentaram... Ela tornou-se desde então, uma superstar !



Janis e a Big Brother And Holding Company

Seu vício por bebidas e cigarros começou desde cedo

Janis, entre hippies



Peace and love


A cantora definiu a moda da contracultura

Joplin inseriu soul no rock !

Janis é considerada a maior cantora branca de blues

Janis tinha complexo de inferioridade. Se achava feia

Após  um grande sucesso do primeiro LP com os Big Brothers, a gravadora Columbia Records assinou um contrato, e, o álbum Cheap Thrills, com o single " Piece of My Heart " - conquistou o disco de ouro.
Passado um ano, Joplin resolveu deixar os Big Brothers para seguir carreira solo com o guitarrista Sam Andrew, formando a banda Kozmic Blues. Nessa época Janis viajava constantemente e sempre participava de programas de televisão como convidada de apresentadores como Dick Cabelt, Tom Jones e Ed Sullivan.
Lançado em julho de 1969, " O Got Dem De' Kozmic Blues Again Mama " manteve o sucesso do trabalho anterior (com os Big Brother), ganhando certificado de disco de platina pela venda de um milhão de cópias - apenas duas semanas depois de sua chegada às lojas.
No dia 16 de agosto de 1969, Janis foi uma das principais atrações do lendário festival Woodstock - realizado na cidade de Bethel, no estado de Nova York.

The last year...

Depois do  considerável sucesso do seu álbum de estréia, a Kozmic Blues Band se dissolve - e Janis Joplin forma a Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl ( 1971 ), lançado após a sua morte e, que teve como destaque as músicas " Me And Bobby Mc Gee " ( de Kris Kristofesson ) e " Mercedes Benz ", escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.
As últimas gravações que Janis fez foram Mercedes Benz e Happy Trails, sendo a última feita como um presente de aniversário para John Lennon , que faria aniversário em 9 de outubro. Em entrevista, Lennon contou que a fita chegou em sua casa após a morte de Janis.
Meses antes de ser encontrada morta num quarto de hotel, vítima de uma overdose de heroina ( combinada com efeitos do álcool ), Janis deu uma passadinha no Brasil.
Durante sua estadia, Janis fez topless em Copacabana, bebeu muito, cantou em um bordel, foi expulsa do hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina e quase foi presa, por suas atitudes na praia, consideradas " fora do normal ".
Como era época de carnaval, tentou participar de um desfile de escola de samba, porém , teve o acesso negado por um segurança que desconfiou de sua vestimenta hippie. Janis teve um breve encontro com o roqueiro brasileiro Serguei.
O álbum Pearl foi lançado seis meses após a sua morte. O filme " The Rose", com Bette Midler, baseou-se em sua vida. Foi homenageada através do musical " Love, Janis " originado de um livro do mesmo nome, escrito por sua irmã Laura .

Some pics:

Janis arrebatava multidões



Sexo,drogas e rock'n roll eram o lema de Janis

Janis ao lado de seu amigo Jimi Hendrix


Janis era presença constante em programas

Freeedom

Janis no Rio de Janeiro

Janis com o roqueiro brasileiro Serguei, no Rio de Janeiro

Janis e Serguei


O ESTILO DE JANIS JOPLIN:

Icônica, não só na música, mas também na moda, Janis tinha um visual fortemente influenciado pelo movimento hippie - um movimento da contracultura- uma antimoda que ganhou grande força e virou " moda " !!! Hoje , muitas mulheres aderiram aos looks " boho " ( mistura de boêmio e folk ), inspiradas em grande parte por Janis Joplin.
Janis sempre teve um estilo alternativo, e com o passar do tempo, com o crescente sucesso, passou a contar com a ajuda de uma  digamos " stylist ".
Janis, assim como muitos outros músicos hippies da época, gostavam de comprar roupas na boutique North Beach Leathers do estilista Bill Morgan, lá em San Francisco. É dessa marca parte das jaquetas que o guitarrista Jimi Hendrix usou em sua carreira.


Colares, anéis, pulseiras e braceletes faziam parte do seu visual

Peças bordadas eram bastante usadas por Janis




Os looks de Janis resumiam a estética rebelde, que dialogaria com a política da época. Tinha um guarda-roupa responsável por popularizar penas, miçangas e franjas.
Seus looks hommemade, montados por blusas feitas à mão, até os icônicos óculos redondos, viraram referência aos fãs. " Sai sozinha e comprei um par de botas pretas de 35 dólares. Tem um estilo old-fashioned. Elas são fantásticas ! Quero alugar uma máquina de costura e fazer um vestido para usar com elas ", disse a cantora em setembro de 66.
Seu espírito livre marcou a música e previu sacadas de moda seguidas pelo público e por artistas que apostaram na ousadia fashion encarnada por ela. A atitude rocker se materializou nas combinações irreverentes e nas tattoes, nada populares naquela época.

More pics :


Os coletes de crochê e os cintos largos  estavam sempre presentes em seus looks

Mangas amplas faziam a cabeça de Janis


Peles fake

Étnico/ folk

A cor era item muito presente no visual de Janis

Os famosos óculos redondos ...


Quanto mais pulseiras melhor !


E dá-lhe bordados !!!



Podemos citar outros intens-chave do guarda-roupa de Janis, como por exemplo:

- Colares longos, tie-dye ,coletes de crochê;
- Pulseiras e anéis, batas, estampas psicodélicas;
- Capas, cintos largos, florais, pantalonas;
- Saias longas, peles falsas, tricôs, bocas-de-sino;
- Mangas longas ( estilo morcego, por exemplo ), blusas estilo vintage;
- Lenços e chapéus na cabeça.

Confiram alguns desses itens :







Psicodelia ao máximo !!!






Mangas amplas e tie-dye


Bata e colares ...



Janis gostava bastante de calças 





Looks inspirados no estilo de Janis Joplin

Se Janis estivesse viva, hoje ela teria 70 anos de idade, e mesmo 43 anos após a sua morte, o estilo dela continua muito atual .

Confiram esse vídeo da cantora, um dos últimos hits dela , " Me And Bobby Mc Gee ". Um vídeo bem legal que encontrei no Youtube : 



Tem essa matéria muito interessante da revista Trip que relata a visita de Janis ao Brasil, em fevereiro de 1970 :



Frase de Janis que resume bem um pouco da sua personalidade :

" Nunca fui capaz de controlar meus sentimentos, mantê-los lá dentro ... "

Referências :

Revista Criativa
Revista Uol Trip


2 comentários:

  1. Noossaaa amei a matéria!!! Janis Joplin...anos 70..inesquecíveis !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Primeiramente gostaria de agradecer pela visita ao meu blog. Fico feliz por ter gostado da postagem. Sou muito fã da Janis Joplin e da moda e estilo de vida da década de 70.
    Thanks. Obrigada !!!

    ResponderExcluir

Postagens populares