sexta-feira, 11 de outubro de 2013

The style of Tarja Turunen ( O estilo de Tarja Turunen )

Tarja Turunen ou Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli nasceu em Kitee em 17 de agosto de 1977. É uma cantora lírica ( soprano ), cantora e pianista finlandesa que ficou mundialmente conhecida como vocalista da banda de metal sinfônico Nightwish , entre 1996 a 2005. Atualmente ele segue em carreira solo.


Tarja é considerada uma diva dentro do heavy metal e tem um estilo roqueiro e ao mesmo tempo muito elegante ... Falemos um pouco sobre Tarja para logo depois falar sobre seu estilo ...

Sobre Tarja Turunen ...

Tarja nasceu no pequeno vilarejo de Puhos, em Kitee - na Finlândia. É filha única entre três irmãos e desde criança sempre apresentou interesse pela música. Foi incentivada desde cedo pela mãe, que percebeu que a garota ia longe ao ouvir ela cantar a canção " Enkeli Taivaan " ( anjo do céu ) com apenas 3 aninhos numa festa de família . Desde então começou a cantar no coral da igreja local . Também frequentou aulas de piano erudito, numa escola que ficava a 20 km de distância de onde ela morava.
Seus ídolos de infância eram cantores de soul como Whitney Houston e Aretha Franklin, mas aos 15 anos Tarja mudou-se para Savonlinna e lá passou a ter aulas de canto lírico ( na  Savonlinna Senior Secondary School of Art and Music), focando-se nesse estilo.


Tarja numa cena de um de seus clipes

Aos 18 anos ingressou na Academia Sibelius ( em Kuopio ), onde pôde desenvolver seus dotes musicais, aperfeiçoando-se no canto lírico e na música de câmara.
Tarja começou sua carreira musical oficialmente em 1996, quando fundou o Nightwish ao lado de Tuomas Holopainen e Emppu Vuorinen . Tudo aconteceu quando seu colega de classe, Tuomas, a convidou para participar do seu projeto acústico, então, Tarja, Tuomas e o guitarrista Emppu Vuorinen gravaram uma demo intitulada Nightwish, da qual foi retirado o nome da banda.
O Nightwish começou a se destacar com o álbum Oceanborn ( lançado em 98 ). Depois deste, vieram os álbuns Wishmaster, Over The Hills and Far Away (EP) ...
Em 2002, a cantora excursionou pela América do Sul com o concerto Noche Escandinava, posteriormente fazendo uma longa turnê mundial para fazer promoção de Once, o então álbum do Nightwish. Após um concerto na Hartwall Areena de Helsinque, lhe foi entregue uma carta aberta, assinada pelos outros integrantes do grupo, na qual ela foi demitida da banda.


Tarja no Nightwish

Tal fato fez com que ocorressem várias discussões sobre o motivo da demissão de Tarja. Então ela decidiu dar o seu parecer sobre a discussão em duas conferências ( Helsinque e Berlim respectivamente ). Uma das maiores especulações eram sobre o seu marido, Marcelo, acusado de manipulador e de ser o principal motivo da demissão de Tarja. O argentino respondeu às acusações explicando que a verdadeira razão da demissão da cantora foi o fato de Tuomas ser apaixonado por ela, que nunca o correspondeu.
Desde o dia da carta de demissão, o sentimento de Tarja sobre os demais integrantes do Nightwish continua sendo de rancor ...
No fim do mesmo ano, Tarja iniciou sua carreira-solo, realizando diversas turnês para a divulgação de seus álbuns. Nessas turnês , Tarja contou com a participação de alguns convidados como Kiko Loureiro, Doro Pesh, entre outros.
Em novembro de 2012, Tarja anunciou que já havia começado a gravar os vocais para seu novo álbum, Colours In The Dark, que foi lançado na Europa em agosto de 2013 e em breve anunciará uma nova tour .


Tarja e o seu marido Marcelo Cabuli



Facts about Tarja :

- Tarja é a cantora mais popular de seu país, eleita a voz da Finlândia pela ex-presidente  Tarja Halonen. Ela também é uma das cantoras do gênero mais populares da Europa.

- Estima-se que Tarja tenha vendido cerca de um milhão de cópias em carreira-solo e três milhões com o Nightwish.

- Em 1 de janeiro de 2003 , Tarja  casa-se com o empresário argentino Marcelo Cabuli, que a conheceu em sua primeira excursão na América Latina. Eles têm uma filha chamada Naomi, que nasceu em agosto e 2012.

- Em 2001, Tarja fundou um pequeno grupo de música lied, Noche Escandinava, ao lado de suas amigas Marjut Paavilainen e Ingvild Storhaug - e agora também conta com Izumi Kawakatsu e Juha Koskila, cujo objetivo é difundir a música finlandesa em países latino-americanos.

- Tarja sempre foi descrita como a responsável pelo sucesso do grupo Nightwish internacionalmente. Ela sempre foi respeitada por outros artistas e bandas do gênero : Slash, Scorpions, Iron Maiden, Ozzy Osbourne e Motley Crüe já se posicionaram favoravelmente a Tarja e ao seu trabalho no Nightwish.

- Mesmo com todos os boatos, a imagem de Tarja nunca foi afetada, principalmente na Finlândia, onde ela possui uma grande popularidade.

- Em 2003, a ex-presidente finlandesa Tarja Halonen convidou a cantora e Marcelo a comemoração do dia da independência do país junto com grandes personalidades da música e da política local. Em 2007, Tarja esteve na comomoração dos 90 anos da independência finlandesa, onde ela cantou diferentes versões do hino nacional ao lado do tenor Tapiola Sinfonietta.


Tarja e Simone Simons (do Epica )

Tarja e Marcelo

 O estilo de Tarja Turunen


Falemos agora do estilo de Tarja ...

A cantora Tarja tem um estilo bem característico , com fortes influências do gótico e do heavy metal.

As cores favoritas de Tarja para produzir seus looks como cantora são o preto e o vermelho, que ela usa juntas num mesmo look ou não. É possível verificar isso em suas fotos, reparem :


Tarja adorava usar esse casaco quando estava no Nightwish

Corselets

Capa


Vestidinhos acinturados

Black&Red


Vestido longo de tecido encorpado

Chic


Gothic Vibe

O preto e o vermelho em diferentes versões


Tarja também usa outras cores como o branco, o roxo, azul e o amarelo e não é muito chegada em estampas ...



Fringes 

Básica , no day by day

Yellow and Black

Bad girl

Recortes nessa peça customizada

Azul intenso


Reparem na gola desse vestido

Diferentemente de roqueiras como a Amy Lee, por exemplo, o visual dela ( que também é dark ) é mais " adulto " digamos assim, pois ela não brinca tanto com sobreposições e misturas de estilos. Digamos então que Tarja tem um visual " gothic chic ", que combina bastante com o seu estilo de cantar ...
Tarja também não apela para a sensualidade explícita, mas capricha bastante no visual - o que agrada bastante o seu público, pois ela é considerada uma das " deusas" do rock ( principalmente dentro do heavy metal ). 



Lady Soprano


Transparências

Basic

Desde os tempos de Nightwish , Tarja usa bastante corselets, espartilhos, vestidos longos com mangas amplas. Tarja costuma usar bastante roupas de couro, cetim, rendas etc ...


Black Leather


Tecidos leves 


Só no preto

A cantora também adora usar roupas com inspiração chinesa. Ela também aprecia o uso de capas e casacos longos, peças que marcam a cintura, jaquetas com ilhoses e tachas , assimetrias etc ...


Vinil



Assimetrias

China 




Uma das suas características principais e que compõem o visual dela é a maquiagem carregada : olhos esfumados, bastante blush e batom para arrematar, além de geralmente usar o cabelo longo e liso .



A maquiagem carregada é uma das marcas registradas de Tarja








Tarja tem usado bastante a cor azul ... Será que é pelo fato dela ser casada com um argentino ???


Tarjaa vai de "blue"

Aqui com a camisa da seleção argentina de futebol

Many looks


Segue abaixo vídeos do Nightwish e da carreira-solo da Tarja Turunen :







Um comentário:

Postagens populares