sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Indumentária Viking - Välkommen till Valhalla

HOMENS DO NORTE, GUERREIROS BÁRBAROS  VIOLENTOS QUE PILHAVAM E INCENDIAVAM VILAS E CUJA MARCA REGISTRADA É O CAPACETE " COM CHIFRES ", ASSIM SÃO DENOMINADOS OS VIKINGS ( POVO ORIGINÁRIO DA ESCANDINÁVIA ) QUE TEM UMA RICA HISTÓRIA, REPLETA DE FEITOS, ALÉM DE UMA INCRÍVEL MITOLOGIA E UMA CULTURA MUITO INTERESSANTE. FALAREI AGORA SOBRE ELES, OS VIKINGS,  E O QUE REALMENTE É VERDADE OU PURA LENDA A RESPEITO DELES E DE SUA INDUMENTÁRIA .

Björn Jakobsen, o rei viking
Um pouco sobre a história dos vikings ...



Os vikings são uma antiga civilização originária da Escandinávia, que hoje compreende o território de três países europeus: a Suécia, a Dinamarca e a Noruega. Igualmente conhecidos como nórdicos ou normandos, eles estabeleceram uma rica cultura que se desenvolveu graças à atividade agrícola, o artesanato e um notável comércio marítimo.
A vida voltada para os mares também estabeleceu a pirataria como outra importante atividade econômica. Em várias incursões realizadas pela Europa Continental, os vikings saquearam e conquistaram terras, principalmente na região da Bretanha, que hoje abrange o Reino Unido . Cronologicamente, a civilização viking alcançou seu auge entre os séculos VIII e XI .

Sobre a vida dos vikings :



As habitações vikings eram bastante simples, sendo  madeira , pedras e relva seca os principais elementos de construção das residências , que muitas vezes possuiam apenas um cômodo. Apenas as famílias mais abastadas possuiam casas com muitos cômodos.
A organização familiar viking tinha claros traços patriarcais, sendo o homem o grande responsável pela defesa da família e a realização das principais atividades econômicas. À mulher cabia as atividades domésticas, como o preparo de alimentos e também auxiliavam nas tarefas cotidianas. A educação das crianças era delegada aos pais, sendo eles que repassavam as tradições e ofícios vikings.
O rei era a principal autoridade política entre os vikings. Logo em seguida, os condes e chefes tribais também desfrutavam de grande prestígio e poder de mando entre a população. Reunidos ao ar livre, discutiam a elaboração de suas próprias leis e as punições a serem definidas contra os criminosos.
Na esfera religiosa, os vikings eram portadores de uma rica mitologia povoada de vários deuses , sistematicamente adorados em eventos coletivos. Várias histórias envolvem a luta entre os deuses nórdicos ou o conflito entre as divindades e os gigantes . Odin era adorado como " o deus dos deuses ".Thor era a divindade de maior popularidade e tinha poder sobre os céus e protegia o povo viking.
Com o processo de cristianização da Europa, ao longo da Idade Média, os vikings foram praticamente convertidos à nova religião. A dissolução da cultura viking aconteceu entre os séculos XI e XII. Os vários conflitos contra os ingleses e os nobres da Normandia estabeleceram a desintegração dessa civilização, que ainda se encontra manifesta em algumas manifestações da cultura européia.

Alguns deuses vikings e outras divindades :

Odin, o deus dos deuses

Thor, o deus do trovão. Seu símbolo é um martelo

Freya, a deusa símbolo do amor, da beleza e da fertilidade

Freya é também a deusa da magia e da adivinhação

Deram seu nome para o sexto-dia da semana, Friday ou sexta-feira

Loki, o deus do fogo, da trapassa e das travessuras ( ah, e da maldade )

Frigga, deusa mulher de Odin, madrastra de Thor

Valquirias, as servas de Odin que conduziam os guerreiros mortos em combate

Asgård, ou Valhalla, o paraíso dos vikings

A batalha de Ragnarök ( o fim do mundo )

A INDUMENTÁRIA VIKING :

Quando se pensa em vestimenta viking tem-se uma imagem equivocada do modo de vestir deles, criado pelo imaginário popular ... Muito disso se deve à mitologia . 
Na maioria das vezes eles são representados usando capacetes com chifres ou asas, o que não procede, visto que o elmo e o capacete viking não possuiam esses apetrechos, e tampouco eles usavam as armaduras com as quais eles são descritos .
Na verdade, sabe-se pouco sobre suas roupas, pois os vikings deixaram poucas imagens e descrições escritas sobre suas vestimentas. A maioria das coisas que se sabe sobre os tecidos e roupas vieram de achados arqueológicos e sagas. Muitos pedaços de tecido e roupas chegaram até nós fragmentados pelo tempo.
As diferenças das classes sociais também estavam expressas nas suas roupas. Do estilo e corte da roupa, dos materiais e da qualidade dos broches que seguravam suas vestimentas.
Os vikings usavam roupas similares, mas que variavam um pouco de uma região para outra, além das influências estrangeiras que sofreram com o decorrer do tempo.
As cores que mais se destacavam eram o marrom, vermelho, azul, amarelo, verde, preto, roxo e tons pastéis.
Segundo estudos realizados pela universidade de Uppsala, na Suécia, os vikings usavam mais acessórios do que se pensava anteriormente. Aliás, os homens seriam vaidosos e as mulheres, provocadoras. Com o advento do cristianismo, a moda mudou. A moda medieval cristã, mais conservadora, atingiu a Suécia viking nos anos 900.


Roupas Masculinas :

As roupas masculinas em geral eram : uma túnica mais justa no peito com uma saia ampla e amarrada com um cinto de couro. As calças podiam ser largas ou apertadas, mas não limitavam os movimentos do corpo. Tanto os homens quanto as mulheres usavam uma capa ou casaco para proteger do frio. A saia podia bater no meio da coxa ou no joelho, o que geralmente determinava isso era a condição econômica do indivíduo. Em dias quentes, a saia era levantada e dobrada no cinto

As capas ou mantos ajudavam a proteger contra o frio

Pernas atadas como proteção contra o frio

Longas túnicas e diferentes modelos de calças

Os vikings usavam os cintos para prender uma série de coisas

.
As túnicas geralmente tinham uma pequena abertura no pescoço ( decote fechadura ), podiam usar cordões ou botões para fechá-los. Os decotes dos homens eram altos, pois peças decotadas no peito eram consideradas afeminadas.

A barba longa era sinal de virilidade

As túnicas costumavam ser adornadas com bordados, apliques etc...


As calças largas eram muito comuns entre os vikings



As decorações das roupas eram comuns e também indicavam a classe social e econômica de quem vestia. As roupas dos pobres eram decoradas com tranças no decote e nos punhos, já a dos ricos tinham tranças na barra da saia. Essas tranças eram feitas com lã colorida usando a técnica de tecelagem tablet.

As mulheres vikings trabalhavam a lã para decorar seus trajes



As pessoas mais ricas usavam a seda, já os pobres usavam tecidos mais rústicos, já que não tinham dinheiro para comprar.
É provável que a maioria dos homens usassem uma blusa de linho por baixo da túnica. Algumas peças foram encontradas por arqueólogos e eram feitas com remendos de tecido. Como roupas custavam caro e tingir tecidos era muito dispendioso, eles não se importavam em remendar tecidos e usar peças descombinadas. Hoje é mais barato roupas de linho do que de couro, que na época podia ser adquirido com facilidade pelos vikings.


Peça cheia de remendos


Uma ampla gama de estilos de calças foram usadas no norte da Europa, algumas eram largas e outras apertadas. Algumas tinham construção bem simples e outras bem complexas, usando gomos na região da virilha para melhor movimentação do corpo e com presilhas de cinto ao redor da cintura ou cordão simples. Elas não tinham bolsos. Não tinham aberturas, então eram largas na cintura para passar pelos quadris.




Tight-legged ( calça apertada )

Poofy pants ( calça folgada )


Duas longas faixas de tecidos de lã eram amarradas da altura do joelho para baixo e permaneciam firmemente no lugar, mesmo durante uma atividade vigorosa. Durante a era viking, os tecidos eram feitos com dimensões corretas para o fim pretendido, assim, o tecido que envolvia a perna tinha ourelas ao longo de cada borda. Esse envolvimento permitia que a parte inferior das pernas ficassem protegidas e quentes para andar na floresta e deixavam a pele seca para andar na neve.
Não se tem muitas informações sobre o que eles usavam como cuecas, mas estudiosos acreditam que eram feitas de lã e seguiam os mesmos padrões das calças, mas na altura dos joelhos. É provável que os mais pobres não usavam roupas íntimas.
Cueca viking

A capa ( ou manto ) era um grande pedaço de pano regular de lã, as vezes forrado com lã de cor constrastante. Serviam para proteger do frio, vento e chuva. Algumas eram feitas com uma lã mais densa para uma melhor proteção. O braço direito ficava livre do manto. Eles podiam ser bordados ou decorados com tranças de lã coloridas. Elas eram mantidas no lugar por um pino no ombro direito.
Os gorros eram feitos de lã, peles ou couro. Já as meias eram feitas com lã não-tingida e feitas com a técnica chamada de nalbinding - com agulha de ligação. Essa técnica usava uma agulha de grande espessura que fazia uma peça resistente. Luvas e bonés também eram feitos com essa técnica.

Gorro viking, muito parecido com o do Papai Noel

Meia viking


Já os calçados dos vikings eram feitos com uma técnica chamada girassol, no qual a costura era feita fora e depois de pronta viravam o sapato ao avesso para a costura ficar dentro do sapato e ficar mais resistente. Esses calçados não tinham sola e podiam ir da altura do tornozelo, mas podiam ter cano alto. Como os sapatos não duravam muito, todos os anos eles jogavam fora. Por essa razão, muitos foram encontrados por arqueólogos em poços, já que o couro sobrevive bem ao tempo.



Botina viking

Os cintos eram feitos de couro, tendo largura de 2 cm . Alguns objetos eram pendurados no cinto como uma faca, uma bolsa ( de tecido ou couro ) e horn . As bolsas eram necessárias para guardar chaves, moedas, kit de fogo, panos para limpar os rostos e as mãos etc.

Roupas Femininas:

As roupas femininas eram feitas dos mesmos materiais que as roupas masculinas. Usavam um vestido que ia até o tornozelo com o pescoço fechado por um broche. Sobre ele, usavam um outro vestido mais curto e de lã suspenso por alças e preso com broches. Esse vestido é conhecido como rangerock, vestido-avental ou avental-saia. Algumas fontes afirmam que o vestido-avental é basicamente duas folhas regulares, o que é errado, esse é apenas um dos estilos do vestido-avental. Evidências arqueológicas afirmam que esse vestido pode ter evoluido ao longo do tempo. Era comum usar mantos ou xale sobre o vestido ( eram muito usados no sétimo e oitavo século ).


Os decotes eram acentuados com os colares e pingentes

O vestido-avental era suspenso por broches

O linho era um dos principais tecidos usados pelos vikings

As moças também usavam mantos e cintos

Uma túnica-vestido

Algumas jóias feitas de âmbar e metais eram amarradas entre os broches. Correntes eram amarradas neles para segurar objetos como faca, tesouras, chaves etc . Esses objetos podiam ser pendurados nos cintos.
Os sapatos femininos eram iguais aos masculinos.
Alguns acreditam que as roupas para o trabalho eram mais curtas.
Os pares de broches ovalados eram parte integrante do aparato feminino. Ficavam nas alças do avental-vestido, sendo em sua maioria feitas de bronze. Na sua parte inferior, há uma saliência perfurada que permite carregar colares entre eles. As mulheres andavam com objetos, inclusive a agulha para costura e as vezes guardavam essa agulha nos broches.


Martelo de Thor no colar viking




Roupas Infantil :


As meninas se vestiam parecidas com suas mães



As roupas dos meninos também eram as mesmas que as dos homens


Baby viking


Há poucas evidências do tipo de roupa que as crianças usavam. Estudiosos dizem que os meninos usavam túnicas e calça , e as meninas, vestidos.

Roupas dos Escravos :



Sabe-se pouco sobre as roupas dos escravos e como se diferenciava das pessoas livres. Provavelmente era parecida com as roupas tradicionais, mas bem mais simples, com tecidos grosseiros com pouca ou nenhuma decoração.
A figura 4 e 8 do esquema representam a roupa feminina e masculina dos escravos.


Os vikings dos dias de hoje ...

A civilização viking se dissipou desde a Alta Idade Média, mas existe hoje uma cidade viking chamada Fotenviken, na Suécia, que foi reconstruída e para manter viva a tradição, a cidade mantém as principais características da sociedade viking do paasado, inclusive na indumentária. Essa cidade tem até um rei chamado Björn M. Buttler Jakobsen - e ele ( numa entrevista ) mencionou alguns pontos interessantes da vestimenta viking, a seguir:

- Esse mito do capacete viking teve origens no final do século XIX, com o " Crepúsculo dos Deuses", a ópera de Wagner que conta a história da batalha de Ragnarök, que, segundo a mitologia nórdica, é a guerra que origina o fim do mundo. Quando se fez o figurino para esta ópera, misturaram todo o tipo de vestimenta, instrumentos e símbolos, porque na Era Romântica era habual aumentar e dar um toque pessoal.

- O viking vestia-se com aquilo que estivesse à mão. Todos tinham acesso ao couro devido à caça, e com ele produziam sapatos, calças, mantos, cordas e sacos. Também tinham fácil acesso a lã ( que eles emaranhavam ou fiavam ) e linhaça, para o qual havia todo um processo de colheita, ripagem e tecelagem para fazer o linho. O tecido mais distinto era a seda, que conseguiam em Bizâncio.

- Os sapatos viking eram parecidos com os dos dias de hoje, mas sem sola, e em vez de cordões usavam fivelas. Gastavam vários pares por ano. Muitos colocavam lã nos sapatos para fazer uma espécie de sola.

-Quando fazia frio ( o que é muito comum na Escandinávia ), eles enrolavam camadas de tecido no corpo, como os capuzes compridos em forma de cone, que envolviam em volta do pescoço como um cachecol. No tronco usavam mantos e túnicas, umas em cima das outras. Como não conseguiam tecer nada com mais de 60cm, ficavam com um aspecto esquisito. Tinham que por enchimentos embaixo dos braços, como não era fácil arranjar tecido, muitas vezes a roupa era feita de pedaços de tecidos de couros diferentes.

- Os vikings andavam com peças de tecidos diferentes. A maior parte dos tecidos tinha cores muito básicas, porque tingi-las era dispendioso e demorado. O tecido era tão caro que eles usavam as roupas até começarem a cair aos pedaços. Nos restos das roupas que os arqueólogos encontraram é possível ver que os vikings misturavam todo o tipo de tecidos e padrões.

- Quando as moças queriam ficar elegantes, vestiam um avental bonito. Como os botões não tinham sido inventados, usavam fivelas para prender as roupas. Só na Idade Média é que apareceram peças de roupa que acentuavam o peito. Na Idade Média,  não era só as mulheres que tentavam fazer sobressair algumas partes do seu corpo; os homens usavam calças com a área genital reforçada para parecer que tinham um material enorme.

-Os vikings usavam uma técnica chamada nalbinding, um método nórdico de trabalhar a lã que é extremamente complexo. mas apesar de ser bastante demorado, as peças de roupa feitas desta maneira eram praticamente indestrutíveis.

- Não havia alfaiates ( estilistas da época ) entre os vikings . Quem fazia as roupas eram as mulheres. Havia um tear em cada casa.

- Para mostrar estatuto e riqueza, devia-se usar jóias de ouro e prata e tecidos elegantes como a seda e pele. Dizia-se que quanto mais fortes eram as cores utilizadas, mas rico seria a pessoa que a utilizava. O vermelho e o azul eram sinais de riqueza por serem as cores mais difícies de fazer.

- Grande parte do estilo decorativo dos vikings tem origem na mitologia nórdica, sendo que o martelo de Thor é o símbolo mais conhecido.

Confiram na íntegra a entrevista do rei viking no site : http://www.vice.com/pt/read/o-viking-dos-dias-de-hoje-salve-odin-e-salve-bjrn-jakobsen-

Mais algumas fotos :



Viking estilizado no filme O Décimo Terceiro Guerreiro


Viking family

As mulheres também penduravam coisas em seus vestidos 


Par de broches



Fontes :
Livro: Os vikings – Grades civilizações do passado – Campbell J.G – editora Folio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares