quarta-feira, 16 de abril de 2014

As expressões e gírias no mundo da moda ( The expressions and slangs in fashion )

Hey !

Quem é louca (o) por moda deve estar familiarizado a algumas expressões peculiares ao assunto. Umas são bem disseminadas, outras nem tanto. Esses termos parecem quase um código, um dialeto para os amantes de moda se comunicarem . A maioria das palavras usadas são de língua inglesa, além da francesa e alemã; e é claro, algumas expressões bem brasileiras, mas falemos das gírias brazucas em outra oportunidade.
Vira e mexe encontramos esses termos de moda em revistas de moda/estilo e comportamento, sites , nos desfiles etc ...

Seguem agora alguns termos e suas respectivas imagens que são super usadas por ai  ...

1- O que significa " hi-lo " ???

Hi-lo é a abreviação de " high low ", que traduzindo para o português significa " alto/ baixo " . Esse é o estilo que brinca com os contrastes. 
Na moda, o termo é usado para se referir a looks que misturam peças caras com outras baratas - como por exemplo, misturar peças de grifes renomadas com artigos mais acessíveis de lojas de departamentos, as fast-fashion como a Zara e a H&M por exemplo. Uma outra característica é misturar peças chiques com peças mais básicas e simples.

Saias longas + t-shirts = fashion

Jeans e botas com saias delicadas, casacos elegantes e t-shirts

2- O que é  hit ???

Esse termo é usado para se referir a algo que será o sucesso da estação, que promete ser bastante procurado nas lojas.

O couro vazado é um hit do inverno 2014

Jeans and Jeans ( top e bottom ) é fashion, é hit !

3- O que seria hype ???

Inicialmente usada para supervalorizar uma pessoa ou uma peça, a palavra de origem inglesa entrou para o vocabulário da moda nos anos 90, significando algo como moderno, a moda do momento. Também exprime algo que causa muita expectativa antes de seu lançamento, euforia de divulgação.

A moda artsy aterrisa em solos brasilis causando furor



4- O que é estar " in " ?

Quando alguma coisa está "in" é sinal de que conversa com as principais tendências propostas na moda. Pode ser definido como as apostas da moda, portanto estar "in" significa estar na moda.

O xadrez está totalmente "in" nesse inverno

As estampas de felinos estão em todo lugar  around the world
5- O que é "it" ???

A definição de it é digamos " ser ou ter " aquele diferencial, ter um algo a mais . It também pode ser aquela peça que levanta a produção ( 0 look )

Olivia Palermo

6- O que seria uma " it girl " ???

É a garota que se destaca pelo seu estilo e é uma fonte de inspiração para outras garotas ( aliás, muitas copiam seu estilo ) . É a garota do momento!!! Exemplos : Olivia Palermo, Elisabeth Olsen e Alexa Chung.

Alexa Chung inspira mundo afora

It-girls

Olivia Palermo is "it"

Elisabeth Olsen

7- Definição de Jet-Set :

Grupo de pessoas da alta-sociedade que tem poder aquisitivo suficiente para viajar de jatinhos particulares com frequência .

Have a good trip !!!

In airports over the world

8- Ladylike: o que significa ???

Traduzindo ao pé da letra, a palavra significa " elegante " ou " próprio de damas/ senhoras " . Na moda, o termo é usada para se referir a um estilo com ar vintage, inspirado nas roupas da década de 40 e 50, com cintura bem marcada e saias volumosas. O estilo costuma ser bem delicado e feminino.

Modelos em estilo ladylike

Podre de chic

9 - Out Of Fashion é ? ...

Out of Fashion é usado para definir algo que está fora de moda.

Calças de cintura ultra baixa estão super " em baixa"

10 - O que significa " trendsetter " ???

È um gerador de tendência, gente que lança moda. È um formador de opinião e dita moda ( comportamento, modo de vestir-se etc ).

Alexa inspira 2

Kate Middleton ( a princesa ) inspira !

Rihanna inspira também

11- Zeitgeist : was ist das ??? O que significa ???

Na moda, o termo alemão zeitgeist , que significa " espírito do tempo ", determina o conjunto de clima intelectual e cultural do mundo de uma certa época, ou características de um determinado período de tempo. Na prática, esse fenômeno se transforma em um " pensamento coletivo ". No caso das criações de moda, inspirando estilistas que vez ou outra se " igualam " nas coleções.



12 - Fashion Victim : o que significa ???

Termo originalmente cunhado pelo estilista Oscar De La Renta para definir pessoas que são incapazes de identificar limites da moda comumente reconhecidos. São indivíduos maravilhados com o materialismo proporcionado pelas coleções que não param de se renovar nas araras das lojas e acabam usando tudo o que vêem pela frente, muitas vezes, ao mesmo tempo - não se importando se as roupas têm a ver com elas ou não, usam simplismente porque está na moda e também para chamar atenção custe o que custar .

Cena do filme " Patricinha de Bervely Hills " com Alicia Silverstone


Essas foram alguns termos de moda. Criarei outros posts com mais termos e expressões usadas no mundo da moda. C'est La Vie !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares