sábado, 7 de novembro de 2015

Meus 10 livros de moda favoritos ( My ten favourite fashion books )

Olá pessoal , nessa postagem falarei sobre livros de moda ...
Como uma amante da moda, sou uma consumidora assídua de publicações sobre o assunto, como livros e revistas.
No caso dos livros, há uma lista extensa de publicações que aborda vários assuntos, já que a moda é um ramo complexo e abrangente. Há livros no mercado que abordam desde a parte técnica e industrial ( tecelagem e confecção - como corte e costura, modelagem ), passando pela criação ( croquis , desenho técnico e fichas técnicas no Corel Draw, Illustrator e Photoshop ), pesquisa e desenvolvimento de coleção, jornalismo de moda, produção e styling, semiótica e filosofia, mercado e varejo de moda. Fica difícil escolher com tantas opções de livros de moda no mercado !
Foi difícil a escolha, mas fiz uma listinha abrangendo meus 10 livros favoritos dentre os livros que eu já li  . Confiram agora :


- Enciclopédia da Moda ( Georgina O'Hara - Companhia das Letras )

Esse foi o primeiro livro de moda que eu li . É uma enciclopédia com os mais diversos verbetes relacionados com a moda, desde o surgimento da máquina de costura ( por volta de 1840 ) até os dias de hoje. Na verdade li a primeira versão, que compreende o ano de 1840 até a década de 80 . Posteriormente foi lançada uma versão nacional desse livro, que tem verbetes brasileiros e muitas atualizações.
A partir desse livro fiquei com vontade de ler outros, e mais outros ...



Essa é a capa da primeira versão do livro

Essa é a capa da versão atualizada com verbetes brasileiros


- Fashion Design - Manual do Estilista ( Sue Jenkyn Jones , editora Cosac Naify )

É um dos livros mais completos para os amantes da moda ( estudantes, professores, profissionais da área , etc ... ) .
Como o próprio nome sugere, é um guia bastante rico para profissionais da área , pois ele aborda os mais diversos assuntos relacionados à criação de moda. Passa brevemente pela  história da moda, estilos, confecção e mercado, identidade das marcas, corpo e silhueta, desenhos e ilustração de moda, proporção e princípios do design, cor e tecidos, cursos na área, criatividade e carreiras de moda.

É um livro que vale o investimento !



Livro supimpa pra quem curte design de moda

- Fashion Illustrator - Manual do Ilustrador de Moda ( Bethan Morris , editora Cosac Naify )

Esse é um livro maravilhoso para os amantes dos desenhos e ilustrações de moda. Ele mostra várias técnicas de ilustração, tanto à mão quanto pelo computador e os materiais mais utilizados para fazer as ilustrações.
Ele dá dicas de como treinar o desenho e aperfeiçoar técnicas ( utilizando noções de proporção ), mostra painéis de criação e uma lista com os ilustradores de moda de maior destaque. 

É um ótimo livro !

O manual do ilustrador de moda

- Inventando Moda - Planejamento de Coleção ( Doris Treptow - 4º edição )

Esse livro é um guia prático para empresários,docentes e estudantes de moda, que explica todas as etapas para o desenvolvimento de produtos . É um livro bastante objetivo que traz muitas informações importantes para profissionais da área.


Um livro com o passo-a-passo para desenvolvimento de produtos


- Cronologia da Moda - de Maria Antonieta a Alexander McQueen ( Nj Stevenson , editora Zahar )

É um livro repleto de lindas fotografias ( são mais de 1000 imagens ) e ótimos textos. Ele fala sobre os estilos , designers e personalidades que se destacaram desde o final do século XVIII até o século XXI  .

Um dos livros que possui as melhores imagens de moda


Cem Anos de Moda ( Cally Blackman , editora Publifolha )

Outro livro maravilhoso, rico em imagens e textos de qualidade. Ele conta a história da moda do século XX, através dos estilos, personalidades e vanguardistas que marcaram esse período. Conta um pouco sobre as várias mudanças que ocorreram na sociedade durante esse período e os reflexos que causaram na moda.

Outro livro nota 10 no quesito imagens e textos ( e ainda tem a Audrey na capa )


- A Roupa E A Moda - Uma História Concisa ( James Laver , editora Companhia das Letras )

Esse livro conta a história da indumentária e o surgimento e desenvolvimento do sistema " moda ", origens da alta-costura e do prêt-à-porter . Ele conta essa história de uma maneira fácil de ler e com ótimas fotos e curiosidades .


Meu primeiro livro sobre história da moda


- Moda do Século ( François Baudot , editora Cosac & Naify )

Esse livro tem ótimas fotos e informações sobre os mais célebres estilistas e grifes do século XX - e os estilos e décadas que o representavam , e que marcaram a história da moda.


O livro detalha os estilos marcantes do século XX


- Moda - Um Curso Prático e Essencial ( Érika Stalder - Ilustrações de Ariel Krietzman , editora Marco Zero )

É um livro bem gostoso de ler, que mostra  mais de 300 itens do guarda-roupa de uma forma divertida, através de ilustrações e curiosidades bacanas . Nele você vai encontrar vários nomes de calças, vestidos, blusas, calçados, chapéus, lingeries, bolsas e acessórios ...


Vários modelos de cada peça do seu closet


- Discursos da Moda - Semiótica, Design e Corpo ( Kathia Castilho e Marcelo M. Martins , editora Anhembi-Morumbi )

Esse livro fala sobre moda e sua relação com o corpo e o design, o discurso de moda e semiótica. É um bom livro para reflexões sobre o assunto. Geralmente ele é indicado para professores e estudantes de design, arte, antropologia e sociologia .




Essa é a minha lista. Nela tem os assuntos que mais me chamam atenção na moda, tais como : criação e design, estilo e história da moda. Posteriormente citarei outras publicações que também abordam outras " áreas " da moda e que valem a pena a leitura.  Conhecimento nunca é demais, e nessa área quanto mais você souber, melhor ! 

Então até a próxima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares